Sobre mim

Vou tentar descrever um pouco sobre minha história e meu trabalho. Espero que goste.

Sempre fui um jovem que gostava de computadores e tecnologias, mas meu interesse por tecnologias voltadas para Web surgiu quando eu tinha cerca de 22 anos, quando fiz o primeiro site da igreja que congrego, Comunidade Cristã Manancial. No começo era só por hobby ou por achar legal, lembro que foi em Frontpage. Um site totalmente estático e puramente em imagens. Tenho orgulho deste meu primeiro site, não pela forma e tecnologia em que desenvolvi, mas pelo propósito em que foi criado. Então peguei gosto pelo trabalho e resolvi me aprofundar neste mundo. Algum tempo depois descobri que meu tio havia terminado um curso técnico em informática e começado à fazer faculdade na áre de TI, pois bem, conversando com ele fui apresentado ao HTML e CSS. Fui atrás de materiais gratuitos sobre o tema na internet e comecei à estudar por conta própria. Meu tio me ajudava com o que podia e o site da minha igreja ia melhorando à cada passo que eu dava em meu desenvolvimento técnico. Cerca de 3 meses após inciar meus estudos em HTML, refiz totalmente o site da igreja, agora ele não era mais um site puramente em imagens, mas possuia um layout inovador e totalmente dentro dos padrões atuais da web.

Quando eu pensava que sabia fazer um site bonito e dinâmico, conheci o JS e o PHP. Então percebi que minha caminhada estava apenas começando. Meu aprendizado em PHP foi difícil, eu estava desempregado na época e tinha bastante tempo livre. Peguei um DVD emprestado com meu tio e comecei a estudar, minha rotina era massante, estudava um video atrás do outro, fazendo todos os exercícios e acompanhando o que o professor solicitava. Lembro que chegava ao ponto de minha mente cansar tanto que eu era obrigado à dormir um pouco, quando eu acordava, voltava aos estudos. Isso durou cerca de 6 meses, mas valeu muito a pena. Então reformulei totalmente o site da igreja, agora ele possuía não só um layout que atendia as padrões web, mas um sistema de gerenciamento de conteúdo por trás, onde os admins podíam administrar todo o conteudo do site. Nessa época também fiz alguns freelas para amigos. Mas até este momento, não havía trabalhado para uma empresa ainda, isso só ocorreu no final do ano 2014 quando recebi uma oportunidade na empresa Oz Digital de Canoas / RS. Nessa época eu trabalhava em dois empregos, em um abrigo para menores infratores numa jornada de 12hs por 36hs e na Oz Digital nos dias em que não estava no abrigo. O abrigo acabou por fechar as portas então fiquei de maneira integral na Oz Digital. Lá aprendi à trabalhar com programação pesada, MVC, PHP orientado à objeto e frameworks como o Zend por exemlo. Em meados de maio de 2015, concorrí à uma vaga na Reweb e fui contratado. Lá estou até o presente momento. Nesse período me aprimorei ainda mais nas tecnologias que estudei e conheci novas tecnologias e novos ramos, como o marketing digital.

Atualizado em 21/10/2016

Na Reweb fui contratato como programador PHP para trabalhar na manutenção de sites e sistemas essencialmente desenvolvidos em Codeigniter. Com cerca de 1 mes de trabalho, fui solicitado à ajudar o setor de Landing Pages que estava com a pauta saturada. Lá permaneci por algum tempo, onde identifiquei possíveis melhorias e formas de trabalho, na medida em que eu identificava algo, apresentava aos meus superiores maneiras possívelmente melhores de resolver as situações. Em pouco tempo fui promovido à Analista de Controle de Qualidade no setor de Landing Pages. Assim permaneci, certificando que o setor entregasse projetos com qualidade cada vez melhor e respeitando os prazos. Com cerca de 6 meses neste novo cargo, fui promovido novamente, agora passaria à dar suporte em alguns sistemas internos da empresa, onde me aprofundei no Codeigniter e conheci o Laravel. Nesse tempo, também, me aproximei da equipe de Performace da empresa onde conheci o Adwords, SEO e Face Ads.

Foi então que no final de Julho de 2016 surgiu um novo desafio: coordenar o setor de manutenção de sites da empresa. Durante minha vida já liderei e coordenei diversos grupos, na escola, igreja, etc. Mas agora era diferente, eu precisava coordenar uma equipe profissional onde eu lidaria com clientes reconhecidos nacional e internacionalmente. Na carteira de clientes estavam presentes as principais concessionárias e imabiliárias do país. Com certeza minha história até aqui cntribuiu para que eu tivesse um grande desempenho no setor, mas devo tudo àqueles que estiveram ao meu lado, em especial o Vagner que sempre apostou em mim e os membros da minha equipe que além de confiar em minha liderança, lutavam ao meu lado diariamente para manter a pauta em dia.

Atualizado em 19/12/2017

Fui coordenador até meados de Outubro onde, devido minha experiência pessoal com um dos principais sistemas da empresa e capacitação técina, fui convidado à integrar a equipe de Projetos Especiais para dar manutenção e sugerir melhorias no sistema em questão.

Este período me ajudou muito em minha carreira técnica, pude lidar diariamente com o Laravel e conhecer novos métodos de desenvolvimento, adquiri experiência com API e Web Services, comecei a trabalhar com o October CMS (que utilizo até hoje para meus projetos pessoais), adquiri muito conhecimento com programadores sêniors que diariamente nos relacionávamos. A complexidade da pauta aumentou significativamente, precisei correr atrás de mais conhecimento para solucionar os desafios propostos pelo setor.

Em Fevereiro de 2017, após retornar de férias, tive uma grande surpresa: fui convidado a gerenciar o setor de Portais. Nele incluia-se projetos muito bem conceituados e conhecidos, o Hagah por exemplo. Minha equipe agora tinha cerca de 8 pessoas, pude colocar em prática toda a experiência que adquiri como coordenador só que agora não havia mais ninguém a quem reportar, somente a diretoria. A responsabilidade aumentou, por várias vezes precisei trabalhar de casa ou após o término do expediente.

Mesmo continuando como coordenador na carteira, minhas responsabilidades e autonomia eram de um gestor. Foi quando conheci um lado da gestão que até então pensava conhecer, o stress. Lidar com o cliente diretamente, resolver situações insolúveis, gerenciar pessoas, não é tarefa fácil. Mas agradeço a Deus por ter um porto seguro, minha esposa e família, um lugar onde sei que posso descansar.

Nos meses que seguiram, mais surpresas, alguns colegas gestores deixaram a empresa e precisei assumir, ou melhor, agregar seus antigos setores ao meu. Foi assim que, quando percebi, já estava com o setor de Portais, Ecommerce, Sites Institucionais e Imobiliárias. De cada um deles pude tirar o máximo de aproveitamento para minha carreira técnica. Aprimorei meus conhecimentos em Laravel (Portais), Codeigniter e Cake (Ecommerce e Imobiliárias), Wordpress (Sites Institucionais). Mas o que mais evoluiu foi meu conhecimento em servidores devido a grande demanda destes setores e falta de alguém para resolver.

Encerro o ano de 2017 como gestor do setor de Projetos Especiais que, além de todos os setores antes citados, agrega o CRM que é o "coração" da empresa. Minha responsabilidade agora é muito maior do que qualquer responsabilidade profissional que já tive. Muitas pessoas, clientes e sistemas dependem deste setor.

Atualizado em 23/07/2018

No inicio de 2018 encerrei minha carreira na Reweb. Após refletir muito sobre a situação em que me encontrava, as responsabilidades x o reconhecimento, minha saúde, resolvi aceitar o convite de um ex-colega e participei de uma seleção para um cargo de dev pleno na Vortigo, empresa focada em soluções mobile. Como os requisitos eram, em resumo, trabalhar com PHP e principalmente Laravel, me sentia plenamente capacitado para tal função.

A Vortigo tem uma visão um pouco diferente do que eu estava aconstumado. A diretoria preza pelo bem estar do colaborador acima de qualquer coisa. É claro que existe a cobrança de prazos e projetos como em qualquer outro lugar, porém, a "liberdade" que estou vivendo é algo novo pra mim. Isso me provou o que eu já imaginava: trabalhar com liberdade é muito mais produtivo do que sob pressão. Não sei se todos os profissionais são assim, mas eu gosto de dar sugestões, criar, pensar, contribuir.

Nesse ano comecei a aprender Ionic e desenvolver um app que é um sonho pessoal. Não sei quando ficará pronto mas já está na metade.


Gostou da minha história? Segue abaixo um pouco mais sobre mim.

  • Auto didata, facilidade em aprender
  • Experiência em liderança
  • Trabalho tanto em grupo como individualmente
  • Comunicativo, sem problemas para falar em público
  • Motivador e bem humorado
  • Determinado, focado
  • Gosto de desafios
  • Religioso, evangélico
  • Estrategista
  • Criativo, gosto de inventar coisas
  • Prezo muito pela família
  • Paciente e calmo

Habilidades técnicas


Web Design

90% 90% Complete

HTML & CSS

100% 100% Complete

Bootstrap

95% 95% Complete

PHP

90% 90% Complete

Laravel

90% 90% Complete

Frameworks PHP (Zend, Codeigniter, Cake, Yii)

75% 75% Complete

Ionic

20% 20% Complete

Wordpress

80% 80% Complete

JQuery

100% 100% Complete

Mysql

85% 85% Complete

Postgress

40% 40% Complete

Infra, redes e servidores

75% 75% Complete

API, Webservice, Curl, SOAP

80% 80% Complete

Linux (uso pessoal)

90% 90% Complete

SEO, ADWORDS, SMM

50% 50% Complete

Conhecimentos


HTML
CSS
Bootstrap
Javascript
JQuery
PHP
Mysql
Postgres
Ajax
HTML
SSH
Codeigniter
Zend Framework
Laravel
Adwords
SEO
Facebook
Ubuntu
Ionic
Photoshop